segunda-feira, 5 de novembro de 2012

UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS: LIXO


UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS: LIXO
OU RESIDUOS SÓLIDOS
 

A palavra lixo é derivada do latim e a literatura e apresenta duas versões: a primeira vem da “lixius”que significa “água ou objeto sujo” e a segunda vem do termo “ lix” que significa "cinza".
Os Resíduos Sólidos popularmente chamados de Lixo são materiais sólidos considerados inúteis, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.
QUEM GERA O LIXO?
  • Domiciliar (residências).
  • Comercial
  • Público (varrição das vias públicas, limpeza de praias, galerias, córregos, restos de podas de plantas, limpeza de feiras livres, etc).
  • Industrial.
  • Hospitalar ou de serviços de saúde.
  • Agrícola.
  • Portos, aeroportos e terminais rodoviários ou ferroviários.
  • Entulho (construção civil).
PROBLEMAS A POPULAÇÃO CAUSADOS PELO LIXO
DOENÇAS: tétano, dengue, Leptospirose e febre Tifoide.
INFESTAÇÃO DE INSETOS E PRAGAS: ratos, moscas, caramujos, etc.
TIPOS DE RESÍDUOS:
Seco/ matéria inorgânica: RECICLÁVELMolhado/ Matéria orgânica: COMPOSTAGEM
 
Disposição final de resíduos sólidos
Lixões: descarga de resíduos a céu aberto é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública.
Incineradores: Reduzem o lixo as cinzas. São altamente poluidores, gerando gases tóxicos como dióxido de Carbono. É muito utilizado na queima de lixo hospitalar.

COMPOSTAGM: é um tratamento aeróbico, através do qual a matéria orgânica é transformada em adubo ou composto orgânico.
 
Reciclagem: é processo de reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos. É considerado o melhor método de destinação do lixo, em relação ao meio ambiente, uma vez que diminui a quantidade de resíduos enviados a aterros sanitários, e reduz a necessidade de extração de matéria-prima diretamente da natureza.
ATERRO SANITÁRIO: são considerados como uma solução prática, relativamente barata de disposição final de resíduos urbanos e industriais - inclusive de resíduos que poderiam ser reciclados. Demandam grandes áreas de terra, onde o lixo é depositado. Após o esgotamento do aterro, essas áreas podem ser descontaminadas e utilizadas para outras finalidades.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário