quinta-feira, 19 de abril de 2012

 

Escola José Veríssimo realiza o projeto Soletrando em Rolim de Moura

A professora destacou os alunos que estão classificados para a final que acontece no dia 26 de maio as pela manhã.







Desde o ano passado quando foi realizado com grande sucesso o Projeto Soletrando na escola José Veríssimo e com o mesmo objetivo a direção da unidade estudantil resolveu repetir o projeto. A vice-diretora da escola Carina Oliveira Guimarães Benetti, esteve no Rondônia em Debate para esclarecer aos telespectadores sobre a realização desta atividade que se transformou em um projeto importantíssimo tanto para a escola, quanto para o aluno. Acompanhou a professora ao SBT Canal 8, o também professor Osmário da Silva Oliveira e o aluno Eduardo Almeida Silva, de 9 anos, destaque das etapas iniciais do Soletrando e semifinalista. A escola está localizada na RO – 010, esquina com a linha 176 e conta com cerca de 600 alunos.

Para o aluno a dificuldade inicial para o programa foi superado pelo estudo, “Quando iniciamos até que estava fácil, mais durante as etapas foi ficando complicado por serem palavras usadas com acentos, mas isso é bom por que ajuda o aluno a estudar mais”, definiu Eduardo. Osmário da Silva Oliveira é professor na escola e disse que o projeto veio atendar a necessidade do aluno e a primeira etapa aconteceu nas salas de aulas, onde os alunos disputavam entre si. “A própria escola vive hoje uma grande defasagem, no que se refere à leitura e aprendizado e o Soletrando vem ao encontro dessa necessidade para toda a classe estudantil”, relatou o professor. Ele disse que o ideal seria expandir o projeto para todas as escolas da rede pública do município.

A professora Carina Oliveira aproveitou a oportunidade e estendeu agradecimentos para toda a equipe que vem colaborando com o este projeto educacional, dando incentivo e motivação para que o aprendizado seja melhor. Ela destacou também os alunos que estão classificados para a final que acontece no dia 26 de maio as pela manhã. Os alunos classificados são, do 2º ano, Indiara; 3º ano, Melissa; 4º ano, Eduardo; 5º ano, Karini; 6º ano, Talita; 7º ano, Cleiton; 8º ano, Cálita; 9º ano, Jônatas.

A professora disse que não apenas os alunos, mas também todos os professores da rede necessitam estar estudando e se aperfeiçoando, com relação à nova ortografia, que acabou modificando algumas palavras usadas no cotidiano. A professora Carina Oliveira agradeceu a Secretaria Municipal de Educação, Câmara Municipal, Casa Esporte, Rolão Materiais para Construção, Trento Supermercado, Sinsezmat, padaria Boy e Papelaria Lupi, por apoiar o Soletrando. O programa Rondônia em Debate tem o oferecimento do Laboratório Musial, Conectinove, Areal Rio Machado, Farmácia Bom Jesus, Trento Material para Construção, Falcão Magazine, Bom Preço Eletromóvel, Trento Supermercados e Morcegão Motos. 

 

terça-feira, 10 de abril de 2012

Projeto Soletrando da  Escola José Veríssimo já iniciou primeira fase 2011 com o intuito de proporcionar aosm alunos momentos de leitura e pesquisa.

        Confira maiores detalhes clicando aqui http://www.rolnews.com.br/index.php?pag=noticia-ler&id=3672

segunda-feira, 2 de abril de 2012

PRODUTO FINAL PROJETO LER E CRIAR É SÓ COMEÇAR
http://pt.scribd.com/doc/87732636

Projeto: Tabuada
DIRETORA
Valdete Alves Alagoano


VICE-DIRETORA
Carina Oliveira Guimarães


COORDEANDORAS PEDAGÓGICA
Elizabete Souza Melo
Rosane Pessoa dos Santos

Professores envolvidos:
Claudenir Aparecido Fernandes, Osmário Silva de Oliveira, Sebastião Arvelino, Judite Vieira de A. Porto, Francimaura Miranda de Souza, Márcia Cristina Romero, Maristela Araújo Souza Nery e Helen Araujo de Souza.
Público Alvo:
alunos do 4º, 5º e 9º anos da Escola P.. E. Fundamental José Veríssimo
Área de Conhecimento:    Matemática
Conteúdo: Tabuada.
Justificativa: O aprendizado da tabuada é um conhecimento fundamental. Através dele realizamos inúmeras atividades. Quando entregamos dinheiro para o cobrador do ônibus ou passamos o cartão magnético estamos lidando com cálculos, quando vamos ao supermercado ou quando utilizamos os alimentos que lá compramos, também estamos utilizando conceitos matemáticos. Os exemplos acima foram somente para mostrar o quanto a matemática está presente em nosso dia a dia. Mostrar aos alunos essa proximidade entre os conceitos e a prática é fundamental para que o aprendizado seja realmente significativo. Sendo assim, muitos alunos chegam ao ensino médio, sem saber a tabuada, que é à base de qualquer ciência exata, impedindo seu crescimento acadêmico e futuramente profissional nessa área.Uma das maneiras encontradas para solucionar ou minimizar este problema foi envolver os alunos dos 9º anos ensinando os alunos dos 4º e 5º anos à tabuada através das mãos. É uma forma divertida, dinâmica que despertará no mesmo a ânsia de aprender a tabuada, que consequentemente o desempenho de todos os alunos envolvidos no projeto será avaliado.

Objetivo geral: Despertar a curiosidade, o raciocínio rápido e o interesse das crianças pela tabuada.

Objetivos específicos:
Conhecer e aprofundar o estudo da tabuada;
Envolver os alunos em atividades atrativas;
Aprender a tabuada brincando;
Recursos: Humanos
Metodologia:Esta sequência de aulas pretende despertar o gosto de aprender a tabuada. Muitas vezes o aprendizado desse conteúdo torna-se algo mecânico e desgastante. Neste projeto os alunos verão que aprender a tabuada pode ser muito divertido.Comorientaçõesdos professores envolvidos, os alunos dos 9º anosficarão responsáveis para ensinar tabuada com as mãos aos alunos dos 4º e 5º anos, meia hora, uma vez por semana na quinta – feira durante o 1º bimestre deste ano de 2012.
Cronograma:


O mesmo será desenvolvido durante o ano de 2012.



Avaliação/ Resultados: Participação, análise dos resultados obtidos e elaboração de atividades com o uso da tabuada.
JOSÈ, Elisabete Assunção e COELHO, Maria Teresa. Problemas de aprendizagem. Editora Ática. São Paulo. 1997.
CARRAHER, Terezinha, CARRAHER, David e SCHLIEMANN, Ana Lúcia. Na vida de, na escola zero. Editora Cortez. São Paulo. 1997.
SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia e realidade escolar: o problema escolar e de aprendizagem. 2ª ed. Editora Vozes: Petrópolis,1994.
TOLEDO, Marília & TOLEDO Mauro. Didática de matemática como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.


Parceria entre alunos possibilita aprendizagem significativa da tabuada utilizando os dedos.