terça-feira, 16 de outubro de 2012

Compreensão dos artigos do CDC

O código de defesa do consumidor (CDC) é lei que ajudam as pessoas que são enganadas pelas propagandas enganosas, e fornecem produtos de má qualidade para o consumidor, é por isso que existem 119 artigos no código de defesa do consumidor.

O artigo 35 é o mais usado pelos consumidores nos casos de propaganda enganosa e abusiva em alguns casos o cliente poderá receber reembolso do seu produto ou troca-lo por outro produto do mesmo valor.

Artigo 18 os fornecedores de produtos duráveis e não duráveis tem a responsabilidade de reembolsar o cliente, com defeito aparente ou oculto em caso de problema no atendimento existe vários tipos de disk reclamação ou sugestão na empresa responsável.

Nas cidades de maior desenvolvimento a um numero maior de reclamações por que as lojas agem de má fé pensando que os clientes não iram procurar seus direitos e ameaçam o cliente de classes baixas.
Em alguns casos os clientes ameaçados por não saber seus direitos não reclamam e nem denunciam as lojas, em alguns casos os responsáveis tem de pagar uma indenização.
O artigo 2 o consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire.
O artigo 3 serviços é qualquer atividade fornecido no mercado de consumo  mediante remuneração inclusive as de natureza bancária financeira de credito e secundária salvo as decorrentes das relação de caráter trabalhista.
O fornecedor de serviços respondem pelos vícios da qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhe diminua o valor.
A reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível.
O artigo 26 o direito de reclamar pelos vícios aparentes ou difícil constatação caduca em: trinta dias tratando-se de fornecimento de serviço e de produto não duráveis; noventa dias tratando-se de fornecimento de serviço e de produto duráveis.

Autores: Camila Oliveira, Jéssica Alves, Leandra Oliveira, Patrícia Soares e Vitor Gabriel.  Alunos do oitavo ano “A” da Escola José Veríssimo 

9 comentários:

  1. ola.
    o cdc é muito importante para todos nós utilizarmos nas relações comerciais.

    ResponderExcluir
  2. - Nosso trabalho ficou muito bom, o código de defesa do consumidor ajuda agente a saber os ricos que podemos passar. E também ajuda agente a saber nossos direitos e deveres.

    ResponderExcluir
  3. Nosso trabalho ficou muito bom foi muito gratificante mostrar nossa capacidade não só de alunos mais também de consumidores. Meu nome é Jessica e tenho orgulho de dizer que participei desse trabalho Beijoos.

    ResponderExcluir
  4. o trabalho de vcs ficou muito bom,vcs estao de parabéns... Danniela Taliari'

    ResponderExcluir

  5. Nos achamos esse texto muito interessante,para o consumidor.. WELLINGTON FRANCISCATI
    ROBERSON RODRIGUES
    APOLO

    ResponderExcluir